A Mulher do Tigre - Téa Obreht

Opinião: A Mulher do Tigre de Téa Obreht vencedor do prémio Orange 2001 reflecte um conjunto de personagens cujos valores – amizade e tradições são tão importantes quanto a sua própria vida. É também uma narrativa que à medida que avança vai revelando histórias um tanto fantásticas, algumas chegam a ser mesmo hilariantes.
Natália (personagem principal) recebe no início da história a triste notícia da morte do seu avô. Assim, no seu regresso a casa com o objectivo de assistir ao funeral, vai recordando situações da sua infância e adolescência que tiveram grande influência do seu amigo agora falecido. Recordações carregadas de histórias únicas que devem ser lembradas e jamais partilhadas.
A guerra dos Bacãs é bastante referenciada. A influência que teve naqueles que a vivenciaram de perto, originando mudanças bruscas nas suas vidas, como só uma guerra sabe tão bem fazê-lo.
É de salientar que as reflexões de Natália sobre a vida, a sua profissão e a guerra, são também uma forma de chamar a atenção do leitor para realidades muitas vezes esquecidas.
Gostei desta leitura, os personagens estão bem construídos, a história é interessante e à maneira que se vai desenvolvendo vai tomando um rumo diferente do que estamos habituados, os lugares "visitados" fazem um  apelo constante à nossa imaginação.

Sinopse: Natalia é uma jovem médica que está destacada numa missão de solidariedade a um orfanato quando recebe a notícia da morte do avô, ocorrida em circunstâncias pouco claras. Ao lembrar-se das histórias que ele lhe contava na infância, convence-se de que o avô passou os últimos dias de vida em busca de uma das suas personagens. Tenta então, a par da missão que lhe foi confiada, compreender as motivações do avô e depara-se com uma pista que a conduz à extraordinária história da mulher do tigre. Realidade e mito, presente e passado sucedem-se nesta evocação sublime dos Balcãs pela mão de uma exímia contadora de histórias.


O livro aqui na editora

4 comentários:

    On 09 setembro, 2011 Anónimo disse...

    Olá! Suponho que este livro é uma importante novidade do mês de Setembro, no entanto, depois de ler a tua opinião, fiquei na dúvida sobre o que queres dizer com "histórias um tanto fantásticas". É só uma curiosidade, porque até tenho interesse no livro, e não sei se esta frase deve tomar-se pela positiva ou não.

    Obrigado e boas leituras :)

     

    offuscatiopt,
    Pela positiva :) as histórias são muito engraçadas e fazem-nos reflectir sobre diversas coisas.

    Podes também ler a opinião da Cristina no blogue "O tempo entre os meus livros :) sempre é mais uma opinião
    Aqui fica o link
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com/2011/09/mulher-do-tigre.html

     
    On 09 setembro, 2011 Anónimo disse...

    Este livro por acaso é um dos que está na minha lista de livros que quero ler no futuro :)

    É esperar mais um tempinho para ir à biblioteca! De certeza que o vão adquirir :D

    Bjs*

     

    v_crazy_girl,
    Olá :)
    Talvez sim

     

Blogger Templates by Blog Forum