Não os desiludas
Histórias da escola
Manuela Castro Neves
Editora: Livros Horizonte
Formato: 14 x 21 cm
192 páginas
ISBN: 978-972-24-1714-3
PVP: 14,50€

"Conseguiria eu não defraudar as expectativas dos meninos? Que poderia eu fazer para que a sua vontade de aprender contagiasse outros que à partida não estivessem tão motivados? Quando acabei de arrumar, antes de fechar a porta, ainda disse para mim própria:

– Agora vê lá, não os desiludas!" Manuela Castro Neves
"Um movimento de fé em relação à escola, à vida, aos professores, a um futuro para os nossos alunos."
do Prefácio de Teresa Vasconcelos
(Escola Superior de Educação de Lisboa)

A rapariga que sonhava com um Excelente, a criança que vivia preocupada com o pai, o filho da família mais odiada do bairro, o convencido de que era o melhor aluno da turma, as paixões e assédios entre alunos de 6 anos, a morte de uma avó ou a discussão sobre o sentido da multiplicação, são algumas das muitas dezenas de histórias que começam como um problema e para as quais Manuela Castro Neves, com a ajuda dos seus alunos, sempre encontra uma solução criativa.

Detentora de um raro dom para escutar as crianças, de um imenso respeito e de um ímpar conhecimento acerca do que estas devem aprender, nunca desiste de procurar novas formas de ensinar, atendendo à necessidade de pedagogias diferenciadas para os diversos contextos escolares e pessoais dos seus alunos, no âmbito do modelo de trabalho do Movimento da Escola Moderna, associação de professores a que pertence. Trabalhando quatro temas essenciais da escola, a relação pedagógica, o papel dos pais, a literacia e a avaliação, ilustra as necessidades e as expectativas das crianças através do relato de pequenas histórias marcadas por um profundo sentido de justiça e humanidade.

Um livro destinado a todas as pessoas que se interessam por questões educativas, mas em especial aos professores que estão a entrar na profissão.

Manuela Castro Neves foi professora do 1º Ciclo do Ensino Público e trabalha actualmente no apoio a crianças que se atrasaram no percurso escolar. Tem desenvolvido muito trabalho na formação de professores, nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Ao longo da sua carreira participou em diversos projectos centrados nas problemáticas da relação escola/meios populares e promoção do sucesso escolar em zonas de Intervenção Prioritária. Pertence ao Movimento da Escola Moderna.

2 comentários:

    Olá, Paula,

    Este livro muito me interessa, trabalho com memórias de professores e, com certeza, indicarei para meus alunos também! Abraço

     

    Outra bela escolha! Não conheço o livro, nem a autora, mas o tema -esse interessa-me sempre. Fui "prof"... Prof uma vez, prof para sempre, como dizia o outro.
    Vou indicá-lo a uma jovem amiga professora do básico...
    mais um beijo e boa semana!

     

Blogger Templates by Blog Forum