A minha opinião:
O “Diário de uma Totó”, fala-nos de uma menina chamada Nikki que tem de se adaptar à nova escola. Ora, nós sabemos que pesadelos isto traz, pois também já passámos pelo mesmo - primária, Preparatória, Secundária…

Este livro trata precisamente de todos os fantasmas pelos quais os adolescentes passam ao integrar um ciclo novo da sua vida, desde as amizades, professores e até o amor. Pequenas/ Grandes coisas que, como já referi, todos nós adultos já passámos, mas que por vezes nos esquecemos quando temos filhos adolescentes. Pois... esta é uma “amnésia” comum aos pais e adultos em geral (claro que há excepções, mas a regra parece-me mesmo ser esta :P)

O livro e a história estão muito bem conseguidos e atractivos, digo isto porquê? Porque a história é contada em forma de diário, tem imagens muito engraçadas e a narradora é a nossa “Totó” que vai escrevendo no seu pequeno diário comprado pela sua mãe (compra esta feita com as melhores intenções, mas que não foi bem aceite pela Nikki, pois preferia um telemóvel).
No referido diário constam as peripécias e aventuras da nossa personagem principal e digo-vos é muito divertido e até fez-me lembrar alguns “fantasmas” da minha própria infância / juventude.
.Só tenho a apontar um "senão" a este livro que é o uso excessivo de algumas palavras que os miúdos usam no seu dia-a-dia, mas que num livro são perfeitamente dispensáveis, exemplo de algumas são: “beca”, "bequinha", “cena”, “cotas”…
Entendo que é uma linguagem muito usado pelos adolescentes, mas será que deve constar nos livros que eles lêem?? A mim pareceram-me perfeitamente desnecessárias, mas isto é a minha opinião claro, até porque a minha filha já leu este livro, adorou e “gargalhou”…
.
Classificação: Bom (atenção a minha filha -10 anos- classificaria este livro de Muito bom)
.
Sinopse:
Nikki não é uma banana qualquer...
É uma totó muito especial!
Nikki tem catorze anos e como qualquer miúda dessa idade vive intensamente os "dramas" de uma adolescência atribulada: a adaptação a uma nova escola, o dia-a-dia com a irmã mais nova, os problemas com os pais e a primeira paixão. Com um registo despreocupado e ilustrações divertidas, este diário de uma adolescente é uma leitura obrigatória para todas as idades.
.
Podem também ler o comentário da Rita aqui , pois foi através do blogue da Rita que fiquei a conhecer este livro :)

3 comentários:

    On 05 março, 2011 Laura disse...

    Aaah, isto parece ser super divertido.
    É impressão minha, ou isto é da mesma colecção ou tem o mesmo background que o livro "The Diary of a Wimpy Kid" (penso que se escreva assim)?

    E nunca se questionam os gostos de crianças de 10 anos! :D

     
    On 05 março, 2011 Paula disse...

    Pois é Laura, acho que tens razão, não se questiona estas crianças :)
    Abraço e bom Carnaval!

     
    On 30 março, 2011 Anónimo disse...

    Este livro é espetacular, nunca inha lido nada assim antes agora é dos meus favoritos adorei

     

Blogger Templates by Blog Forum