A Acácia Vermelha - Manuel Poppe


Opinião:

Quando penso em África, vêm-me 3 ideias à mente: quem lá está quer sair em busca de sonhos perdidos, quem está do lado de cá, quer lá ir fazer riqueza e usar aquelas gentes em seu benefício ou ainda empreender uma viagem a África somente para desfrutar da sua beleza, cheiros, iguarias e participar dos usos e costumes dos seus habitantes e trazer memórias inesquecíveis...

. “A Acácia Vermelha” é uma peça do dramaturgo Manuel Poppe, que retrata as duas primeiras situações que referi.

. Ednilza é uma mulher bonita, jovem, sedenta de novos mundos, novos conhecimentos, assim como de liberdades renovadas. Ailton, é seu amigo e apaixonado, amor este não correspondido por parte de Ednilza. Ailton é conservador, adora a terra onde vive, reconhece os seus poderes, as suas riquezas e a ganância dos outros…No entanto, abandonaria tudo desde que partisse com Ednilza, porém Ailton não faz parte dos seus planos, o seu voo é solitário ou fazendo par com alguém estrangeiro. Quando conhece o Sr. Engenheiro que chega a terras de África (a negócios) Ednilza não tem dúvidas que o seu futuro reside em tamanha excelência! Os sonhos voam altos e incertos, num futuro que deseja ardentemente: jóias, casas…

. Ailton, é a voz de África quando refere que os estrangeiros “não trazem nada, levam tudo!” O Engenheiro aprecia a paisagem, a paz, as iguarias, as riquezas… Até aprecia as formas de Ednilza, mas na sua mente o lugar dela é em África e não há lugar para discussões ou reflexões sobre o assunto! Assim, é em África que Ednilza fica: imóvel e fria sob o pranto de todos e até da inquietação momentânea do Sr. Engenheiro…

. Esta é mais uma excelente obra de Manuel Poppe que nos relembra a África de ontem e a África de Hoje!

. Recomendo!

Classificação: 6/7 Excelente

2 comentários:

    On 30 março, 2011 Anónimo disse...

    É mais uma belíssima história de Manuel Poppe.

    Isabel

     
    On 01 abril, 2011 NLivros disse...

    Fiquei interessado.
    Já na lista!
    :D

     

Blogger Templates by Blog Forum