e-book porque não?

Muito se lê sobre este aparelho e até há quem o veja como o "bicho papão" dos livros.
Adquiri um há uns meses e a reacção das pessoas à minha volta foi: "O quê? Tu? E então os livros??"

Tenho tentado explicar que para além de gostar dos livros, eu gosto de ler e é agradável transportar um e-book ao invés de um livro de 1000 páginas dentro da mala. Claro que há desvantagens, uma delas é estarmos muito limitados em termos de obras em português. Existem muitas em língua estrangeira e "muitassssss" mais em brasileiro, o que é uma pena. Pois poderia tirar mais partido do e-book. Outra desvantagem é que adoro escrever nos meus livros e aqui não consigo :P
No que respeita a substituir os livros, eu acho que nunca os substituirá, só tem uma vertente mais prática ao menos para mim.
Neste momento, não tenho muitos livros em PDF, mas os que tenho, também os tenho em estado físico na prateleira :P

10 comentários:

    Adorei.
    Mesmo amando a sensação de ter um livro nas mãos, esse aparelho viria a calhar.
    Será que já tem aqui no Brasil?
    Bjos

     

    De facto, em termos de transporte, este aparelhozinho é mais cómodo que um livro, mas bem, acho que mesmo assim não consegue substituir toda a essência de um verdadeiro livro.

    Em todo o caso, conheço uma editora online com e-book's grátis, caso queiras dar uma vista de olhos: http://www.neolivros.com/

    Sim, não são livros recentes nem best sellers, mas para quem gosta realmente de ler, talvez seja útil ^^

    (Nota, em letras pequeninas: Tenho um e-book editado em co-autoria com a escritora Carla Ribeiro, nesse mesmo site: http://www.neolivros.com/index.php/titulos/os-passos-do-destino)

    Fim da parte publicitária xD

    Beijinhos!

     
    On 04 janeiro, 2011 Paula disse...

    Carolina,
    Tenho quase a certeza que há. E depois podes também comprar on line :) As obras, estas existem em grande número com tradução brasileira.
    Abraço

    Leto of de Crows,
    Obrigado pelas digas :) vou pesquisar ;)
    Um abraço

     
    On 04 janeiro, 2011 Anónimo disse...

    Não conheço muito esse aparelhinho e respeito a opinião de quem o prefere, mas para mim nada substitui o livro.
    Folhear...riscar... dobrar cantinhos...cheirar...
    A leitura tem que ser vivida com o livro na mão.
    Realmente pesa muito na mala que já costuma andar carregadíssima com montes de inutilidades.
    Mas um livro é um livro!

    Isabel

     
    On 04 janeiro, 2011 Vera disse...

    Bem eu adoro ter um livro nas mãos. Adoro sentir pela primeira vez o cheiro de um livro... Adoro todas as pequenas sensações e todas as marcas que ficam num livro depois de lido muitas vezes...
    No entanto, acredito que quando as editoras investirem nos e-book's eles vão ser bastante utilizados. Como universitária, um e-book com os livros técnicos em pdf é para mim a maior vantagem. Todavia, nada tira o prazer de uma leitura num livro em papel. :)

    Parabéns pelo blog!

     

    Não tenho nada contra os ebooks, bem pelo contrário, já que leio vários há mais de dois anos.
    Mas sim, a oferta em pt ainda é limitada, mas tem tendência a mudar.

     

    Pessoalmente tb. não me parece que me vá render a este novo fenómeno, mas pelo simples facto de que por muito practico que ele possa ser, já experimentei e não gostei de ler texto neste formato.
    mas não posso dizer desta água não beberei, mas acredito que enquanto continuarem a publicar em papel, vou continuar a preferir esta forma.
    beijinhos Paula
    p.s. a 2ª parte do artigo sobre o Ipad e afins devo publica-la amanhã.

     
    On 05 janeiro, 2011 Argos disse...

    Olá Paula,

    Confesso, o e-book, para mim tem "enormes" vantagens, mas...nada como um livro em papel, as suas marcas, rugas, anotações...uma vida!

    P.S. E o cheirinho característico das velhinha livrarias, alfarrabistas e antigas bibliotecas?

    :)

    Abraço

     

    Já fui mais céptica no que a e-books diz respeito. Uma coisa é certa, não gosto de ler no pc mas se a tecnologia do e-reader permite ler ao sol e sem cansar tanto a vista como monitor de um pc, porque não?

    Ainda não tive a possibilidade de experimentar um e-reader, mas sem dúvida de que serão mais práticos e portáteis que alguns livros que tenho ali por ler na estante. (Para mim até terão outro conveniente, que é não dar a conhecer o que estou a ler, no caso de ler aqueles romances mais quentes. :P Quando os quero ler no transporte ou eem qualquer sítio público, tenho de tapar a capa com uma folha, não vá a imagem chocar algumas pessoas. :P )

     
    On 05 janeiro, 2011 Paula disse...

    WhiteLady3
    Olha que é uma boa idéia ;)

    Argos,
    Gosto de tudo o que referes no "ps", mas uma coisa não invalida de ter a outra :P

    Nuno Chaves,
    Olha, com o tempo ainda vou ver que mudas de opinião :P

    Ana C. Nunes,
    Eu espero que sim e já tenho uma quantidade jeitosa de clássicos para ir lendo :D

    Isabel,
    Olá :) pois também ando com a mala carregadíssima de inutilidades indispensáveis e já dei por mim com livro e e-book dentro da mala :P triste né

    Vera,
    Concordo contigo :)

     

Blogger Templates by Blog Forum