Eis uma obra especial, para quem gosta de viajar pelo passado.
Mas não é propriamente de passado que nos fala este livro; é de memórias. Memórias de uma História, a do nosso país, que se espraiou pelo mundo. De Sacramento, na América do sul às portas de Meca, Portugal esteve e está presente.
A “viagem” inclui lugares fascinantes e cheios de significado histórico como por exemplo: a antiga colónia de Sacramento, fundada pelos portugueses em pleno território do actual Uruguai; no Brasil, as fascinantes paisagens de Minas Gerais, região do sul do Brasil onde os portugueses fizeram fortuna com o açúcar, explorado por escravos negros, depois o ouro e mais tarde o café. Na segunda parte do livro explora-se o sul de África, mais exactamente Moçambique, com a sua ilha e a memorável Quíloa, importante ponto de passagem das naus da carreira da Índia, de onde traziam as especiarias. Pelo sul da actual Arábia Saudita, o autor conduz-nos depois até às portas da cidade de Meca.
Mas, mais do que um livro de viagens, este é um livro de memórias. As memórias, afinal, não são só passado; são também um presente colorido que este livro nos faz testemunhar através de magníficas fotografias daqueles lugares distantes e que, afinal, foram Portugal.
Joaquim Magalhães de Castro constrói nesta obra um autêntico roteiro de viagem onde combina de forma muito atractiva, muito visual, três elementos essenciais: a nossa história, os testemunhos dos povos que hoje se podem encontrar nesses lugares e o elemento visual: fotografias de grande qualidade, que nos apaixonam pela cor e pelo significado; fotos do presente que são testemunhos do passado grandioso de Portugal; fotos impressionantes pela beleza paisagística e, acima de tudo, fotos que são testemunhos de gente. Porque o património não é feito de pedras ou tijolos; é feito de pessoas que o moldaram.
Em suma, um livro muito atractivo pela excelente qualidade visual, com testemunhos que podem ajudar a compreender aquela que foi a missão portuguesa no mundo e, afinal de contas, a nossa identidade nacional como um povo cosmopolita, um povo de viajantes.
Assim, para quem gosta de ler sobre viagens este é o livro ideal.
.
Classificação: 4/7 Bom

1 comentários:

    Com um comentário tão bonito, fiquei tentado a comprar o livro :)

     

Blogger Templates by Blog Forum