“Lições de Sedução” de Emma Wildes, é sem dúvida, como refere a sinopse, um romance ousado e sem pudores.
Brianna e Colton são os protagonistas da história principal. Ele é um notável representante da nobreza, o duque de Rolthven, Colton Northfield.
Trata-se de um homem sério e empenhado nos seus deveres profissionais e sociais. Um conservador, diríamos hoje. Ela terá de se comportar como uma duquesa respeitável em todos os aspectos, segundo os costumes da sociedade. Mas Brianna ama o marido e recusa-se a acreditar que mais cedo ou mais tarde ele terá uma amante, porque a acha enfadonha. Ora, eles dormem em quartos separados, ele procura-a de vez em quando, respeitando-a em excesso na cama e ela tem um papel passivo como é suposto uma duquesa ter.
Perante o perfil do marido, Brianna decide investir num casamento um pouco mais “animado” baseando-se na leitura de um livro de conselhos sobre “comportamentos de alcova”, os conselhos de Lady Rothburg (conselhos estes baseados em experiências de vida da própria autora). Assim, surpreende o marido, uma vez que irá, ela própria, tomar inciativa nos actos íntimos.
Colton, não casou por amor, mas sim por conveniência, contudo e no desenrolar do comportamento da esposa, dá por si loucamente apaixonado pela mesma e ao mesmo tempo assustado com tal sentimento e com tais actos na sua intimidade. Brianna transforma-se e de menina aparentemente ingénua, torna-se uma mulher graciosamente sensual levando o marido à “loucura”.
O Conde, se bem que entusiasmado não deixa de pôr em questão forma brusca e determinada com que a esposa adquiriu tais encantos. Brianna é confrontada com um padrão moral e social incompatível com o seu esforço e a sua procura da felicidade.
Por outro lado o fascínio de maior que encontrou na esposa entra em conflito com a imagem de amor ideal que a sociedade conserva. A convicção de que a mulher tem um amante (que lhe incentiva a tais atitudes) torna-se presente a cada instante atormentando-o. Assim, Colton contrata um detective para a seguir, colocando o seu casamento em risco.
“Lições de Sedução” não é propriamente um romance erótico, ultrapassa em muito este conceito. Também não chega a ser um romance histórico, talvez seja uma mistura dos dois estilos, numa técnica de escrita bastante criativa, onde sobressaem múltiplas narrativas que não impedem uma leitura fluída e agradável.
Apesar do tom agradável da leitura e a leveza do enredo, este livro não deixa de suscitar questões bem profundas: até que ponto é possível separar o amor do erotismo? O comportamento de Brianna está longe de ser considerado leviano, tendo em conta a intenção primordial: conquistar o amor do marido. No entanto, é ténue a fronteira entre a busca do amor e a procura do prazer carnal.
.
Classificação: 4/7 Bom

3 comentários:

    Interessante, este teu comentário. Estou muito curioso acerca deste livro :)

     
    On 08 agosto, 2010 Paula disse...

    É um livro interessante sim Manuel ;)
    Abraço

     

    Parece ótimooo! =D
    Fiquei com vontade de ler...
    Bjoss

     

Blogger Templates by Blog Forum