O Grande Retrato - Dino Buzzati

Dino Buzzati, escritor Italiano e jornalista, o seu romance mais conhecido e famoso é "Deserto dos Tartaros", publicado após a segunda guerra mundial onde serviu em África como jornalista da marinha Italiana.
Buzzati, escreve de forma muito própria tendo por base o fantástico e o absurdo do real, aspecto bastante evidente nesta obra.
Nunca havia lido nada deste autor. Gostei, pela linguagem simples que apresenta, as mensagens são bastante claras, abordando um tema bastante actual e que sempre o será, nomeadamente a insatisfação humana e o direito que o ser humano pensa que possui para ultrapassar barreiras que lhe são intransponíveis; o não olhar ao limite; à ética. Querer fazer de si O Grande Criador quando é apenas humano e bastante imperfeito.

Este livro foi proposto para leitura conjunta pelo Rodrigo Ferrão do blogue Clube de Leitores como o livro de Maio, onde todos podem colocar os comentários até ao final do mês.
.
Ermano Ismani, professor universitário é destacado para uma missão secreta na Zona Militar 36. Tudo está secretamente protegido pois trata-se de algo inovador e pioneiro: a realização de um autómato.
Não um autómato comum, mas munido de inteligência, sabedoria, sentimentos, inclusivê com poder para se auto destruir. Pois, tal como o ser humano que só está completo quando tem capacidade tanto para viver como para pôr um fim à própria vida, este autómato também o terá, pois é possuidor de uma alma...
Uma alma que outrora pertencera a alguém, alguém que agora se vê aprisionado sem corpo para se mover ou amar e ser amado.
Assim sendo, levantam-se algumas questões:
Terá o homem liberdade de criar e manipular sem limites em nome do progresso e da ciência sem olhar às consequências imediatas ou a longo prazo?
Liberdade, afinal que significas?
Será o homem livre se o seu corpo não o for?
.
Um autor que voltarei a ler e será por certo a sua obra mais famosa "O Deserto dos Tártaros"
.
Classificação: 4/7 - Bom

2 comentários:

    Tenho cá em casa "O bosque velho" do autor, mas ainda não li.
    Posso só dizer que adoro a capa deste "O grande retrato"?
    E bem, ahistória também parece ser boa e pelo que oiço dizer o autor é muito bom.

     
    On 18 maio, 2010 Paula disse...

    Estou curiosa para ler "O Deserto dos Tártaros"
    :)
    Abraço

     

Blogger Templates by Blog Forum