Meme de Hábitos de Leitura

Segue-se um questionário sobre hábitos de leitura. A idéia veio do blogue Estante de Livros ; depois de ter respondido lá às questões, achei interessante partilhar também aqui.


Petis­cas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favo­rito?
Não, mas não gosto de ler com fome

Qual é a tua bebida pre­fe­rida enquanto lês?
Não bebo enquanto leio

Cos­tu­mas fazer ano­ta­ções enquanto lês, ou a ideia de escre­ver em livros horroriza-​te?
Sim, faço anotações a lápis e sublinho as frases que mais me tocaram, assim quando pego no livro depois de algum tempo, releio o que mais me chamou a atenção.

Como é que mar­cas o local onde ficaste na lei­tura? Um mar­ca­dor de livros? Dobras o canto da página? Dei­xas o livro aberto?
Dobro as páginas :P

Fic­ção, não-​ficção, ou ambos?
Ambos

És do tipo de pes­soa que lê até ao final do capí­tulo, ou páras em qual­quer sítio?
Sempre que possível no final do capítulo.

És lei­tor para ati­rar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Jamais…

Se te depa­ra­res com uma pala­vra des­co­nhe­cida, páras e vais pro­cu­rar o seu sig­ni­fi­cado?
Não, avanço na leitura.

O que é que estás a ler actuaal­mente?
Utopia de Thomas More e Guerra e Paz de Tolstoi

Qual foi o último livro que com­praste?
O Perfume de Patrick Süskind

Lês só um livro de cada vez, ou con­se­gues ler mais que um ao mesmo tempo?
Consigo ler mais do que um, mas não o faço com regularidade, só mesmo se um dos livros for mais pesadote a nível de escrita ou se muito pesado para transportar.

Tens um lugar/​altura do dia pre­fe­rido para ler?
Sempre que tenho uma oportunidade. Tenho sempre um livro dentro da mala :)

Pre­fe­res livros incluí­dos em séries ou inde­pen­den­tes?
Independentes

Existe algum livro ou autor espe­cí­fico que este­jas sem­pre a reco­men­dar?
Não especificamente.

Como é que orga­ni­zas os teus livros?
Neste momento é onde há lugar…(um caos autentico) :P
.
Obrigado à Estante de Livros pela partilha do questionário :D

10 comentários:

    Até me doeu quando li que dobravas as páginas. XD
    E consegues ler com fome? Eu assim que o meu estômago começa a dar horas tenho de o calar, senão nem me consigo concentrar.

     
    On 16 maio, 2010 Paula disse...

    Ana C. Nunes,
    Dobro e quando uso marcador, dobro na mesma (não tenho remédio :P)
    Gosto dos livros especialmente quando têm o aspecto de usados, não quero de maneira alguma dizer estragados, gosto deles usados :D
    E não consigo ler com fome :)
    Bjs

     
    On 16 maio, 2010 susemad disse...

    Temos alguns hábitos em comum, como a parte das anotações a lápis, mas a dobra das páginas deixou-me ligeiramente incomodada! lol É que sinceramente é das poucas coisas que não gosto de ver num livro! :p Predisponho-me a enviar-te um marcador tonsdeazul para as tuas leituras, Paula! :)

     
    On 16 maio, 2010 Paula disse...

    Tons de Azul,
    Agradeço o marcador até porque faço colecção, mas adoro dobrar as páginas :P
    Beijinhos

     
    On 16 maio, 2010 Unknown disse...

    É impressionante como somos todos tão diferentes uns dos outros!
    Eu vou dizer uma coisa que vos vai chocar ainda mais: dobro em cima para marcar onde vou; dobro em baixo para marcar páginas que incluem ideias que me dizem algo marcante; sublinho a lápis frases importantes para mim e, além de tudo isto, uso marcadores porque... porque sim, talvez :). Ou por outro motivo :)
    Entendo os livros como uma coisa muito pessoal, muito minha (gosto de ler livros meus, não emprestados, para os poder dobrar, riscar, etc.)
    Não considero que com isto maltrate os livros; considero que assim estabeleço com eles uma relação mais íntima :) (eu disse mesmo isto???)
    :)

     
    On 17 maio, 2010 Paula disse...

    Manuel Cardoso,
    Pois, também faço dobras em baixo das páginas que contêm as passagens de que mais gostei :P isso para além dos sublinhados claro. Também peço às minhas filhas para assinarem alguns e às vezes fazem desenhos na 1ª folha (a folhinha em branco antes de começar a história) assim quando abro algum tempo depois o livro, às vezes anos, chamo-as e mostro-lhes o que fizeram e a sensação é agradável :)
    Concordo contigo Manuel, os livros assim ficam mais intímos, mais nossos :)
    (espero não chocar ninguém com esta dos desenhos :P)

     
    On 17 maio, 2010 susemad disse...

    Ehehe Não Paula não me chocaste! O meu problema é só com as dobras, porque considero que as notas, os desenhos, os sublinhados fazem parte dos livros. É sinal que por lá passámos. :)

     
    On 17 maio, 2010 Paula disse...

    Tons de azul,
    ;)
    Abraço

     
    On 26 maio, 2010 Anónimo disse...

    Adorei a matéria! Aproveito e indico a Pousada Estalagem Don Pablo em Bombinhas - SC! Eu recomento! www.pousadaestalahgemdonpablo.com.br

     
    On 13 junho, 2010 Carla disse...

    Adorei o tema e devo dizer que concordo plenamente com o Manuel, pois eu também sublinho escrevo anotações, no entanto, passo para em caderno as frases que me marcaram para ser mais fácil recordar.
    Um pequeno pormenor que me inibe de emprestar os livro depois de livros, para além das minhas anotações eu escrevo o dia e a hora a que começo a ler, por vezes até o local, e o mesmo quando acabo... kkkkkkkkkk
    No fundo é uma forma de marcar a minha passagem pelo livro, daí que eu detes-te ler livros emprestado, aliás acho que nunca li, e só li um da biblioteca... A casa do Sono.

    Boas leituras:)

     

Blogger Templates by Blog Forum