Sinopse:
Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo - um relógio de madeira - no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma condição: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração - o mecânico e o verdadeiro - de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade.
.
O que eu achei:
A mecânica do coração fala-nos, no fundo, do funcionamento do coração de todos nós.
Jack, nasceu no dia mais frio do mundo, devido ao tempo que fazia, o seu coração estava gelado e Jack encontrava-se em perigo de vida.
Madeleine, a parteira e posteriormente sua mãe adoptiva, coloca-lhe no peito um coração “relógio de cucos” que ajudará o coração gelado a funcionar.
Jack sobrevive e passa a ter dois corações. Assim, o nosso personagem principal cresce sob os olhares preconceituosos dos habitantes da aldeia e dos colegas de escola. Mas a sua mãe adoptiva avisa-o todas as noites, enquanto o embala, que o amor é perigoso para o seu coraçãozinho, pois um desgosto amoroso poderia ser-lhe fatal.
Contudo e inevitavelmente Jack apaixona-se por miss Acácia, uma cantora pequenina de aspecto frágil.
Como todas as pessoas apaixonadas que entregam a “chave do seu coração” à pessoa amada, Jack entrega a chave física do seu coração de cucos para que Acácia veja e explore.
Mas nesta relação nem tudo corre bem, pois Jack omite factos importantes da sua vida passada à sua amada e quando esta descobre, Jack sofre por amor, colocando a sua própria vida em risco para lhe provar o quanto a ama. O coração dói-lhe, mas dói-lhe somente o coração verdadeiro, contudo Jack é incapaz de dissociar os seus dois corações acreditando que depende dos dois para viver.

Esta pequena/grande história faz-nos reflectir sobre a nossa própria mecânica do coração, porque no fundo todos nós temos uma, muito própria, muito nossa.
.
Uma leitura que aconselho numa tarde de frio para aquecer o coração.
.

Classificação 4/7 Bom

7 comentários:

    Uma leitura recomendável, e urgente, aos que necessitam de aprender a amar.E existem tantos.
    Com amizade.

     
    On 11 janeiro, 2010 Paula disse...

    Sem dúvida Poeta ;)
    Um abraço

     
    On 11 janeiro, 2010 Jojo disse...

    É um livrinho que aquece mesmo o coração!...
    Uma estória diferente que gostei muito de ler!


    Bjinhos Paula*

     
    On 12 janeiro, 2010 Paula disse...

    Jojo,
    Uma história diferente que apela ao nosso imaginário.
    Abraço

     

    Este livro dá-me tanta vontade de o ler, mas acho-o um bocado caro para o seu tamanho. :/

     
    On 12 janeiro, 2010 Paula disse...

    Tiago,
    Realmente não é barato, mas...vale a pena :)
    Um abraço.

     

    Adorei a capa do livro, chama muito a atenção! =)

     

Blogger Templates by Blog Forum