Picos e Vales - Spencer Johnson

“Era uma vez um rapaz que vivia num vale. Não estava contente com nada, nem com os empregos, nem com os amigos, nem sequer com a família. Olhava para os picos majestosos à sua volta, e sonhava subir à mais alta de todas as montanhas. Um dia, finalmente, teve coragem. E, contra os conselhos de todos, pôs-se a caminho. Quando chegou ao cume, depois de uma longa viagem, conheceu um velho sábio, que o ouviu atentamente e lhe deu alguns conselhos preciosos. Foi a primeira de muitas escaladas, a primeira de muitas lições. Aos poucos o rapaz percebeu que tudo o que aprendia no pico lhe era útil no vale - e vice-versa. E quase sem dar por isso, a sua vida começou a mudar…
.
Picos e Vales é uma poderosa história de Spencer Johnson, o mais lido e conhecido autor de parábolas de todo o mundo. Ao ler este livro, vai descobrir que os altos e baixos desta vida estão estreitamente ligados, e que todas as nossas acções quando estamos no vale influenciam o modo como chegaremos ao cume.”
.
Sobre o autor:
"O Dr. Spencer Johnson é um dos mais bem sucedidos autores e pensadores contemporâneos. Escreveu onze best-sellers, incluindo os recordistas de vendas “Quem Mexeu no meu Queijo” e “Gestor-Minuto” o método de gestão mais famoso do mundo escrito em parceria com Ken Blanchard.
Especialista em apresentar soluções simples e eficazes para problemas complexos, o autor concluiu um bacharelato em Psicologia pela Universidade da Califórnia do Sul e formou-se em Medicina no Royal College of surgeons. (…)
O seu trabalho tem sido alvo de numerosos artigos e trabalhos nos principais órgãos de comunicação social do mundo, incluindo as estações televisivas BBC e CNN, jornais como o New York Times ou revistas como a Fortune ou a Time.
Foram publicados mais de quarenta e seis exemplares dos livros de Spencer Johnson, em quarenta e sete línguas e em mais de meia centena de países."
.
A minha opinião.

Este é sem dúvida um livro com mensagens preciosas!
Um livro de leitura obrigatória para quem gosta do género “auto-ajuda” mas também para aqueles que dizem não gostar!! Pois não sabem o que estão a perder!
.
A vida é feita de vários momentos, bons e maus e não podemos evitar estas situações, até porque o ser humano é insatisfeito por natureza, daí que quando se encontra bem, começa a entrar em rotina e consequentemente em insatisfação consigo próprio (vale) e aqui começa uma nova escalada a um novo Pico.
Os Picos tendem a ser cada vez mais altos. Assim, a vida é uma "sucessão de Picos e Vales". É importante ver este ciclo como parte da nossa vida.

Sendo a vida feita de “Picos e Vales”, nada melhor do que saber tirar partido destas mesmas situações! Saber permanecer no Pico e saber sair e tirar proveito do Vale.
Classificação: 5/6 Muito Bom

2 comentários:

    Eu não sou fã de auto-ajuda... mas esse parece ser interessante...

    beijos,
    Dé...

     

    Pessoalmente, penso que o conceito de literatura de "auto-ajuda" é um conceito que tem sido usado de forma algo abusiva e de forma um tanto depreciativa. Admito perfeitamente que não se goste, mas a verdade é que há livros que são muito mais do que manuais de auto-ajuda. Pela análise que a Paula fez, parece ser este o caso.

     

Blogger Templates by Blog Forum