Ana Karenina



"Por entre o frio de Moscovo e as neblinas geladas de São Petersburgo, uma história de amor imortal que nasce com um simples olhar. Uma história trágica que tudo abandona para se dedicar ao amor de um único homem.

Uma heroína tão intensa e comovedora como Madame Bovary e a Dama das Camélias, que eternizou o nome de Leão Tolstoi colocando-o na galeria dos grandes génios da literatura universal."



Ana Karenina de Tolstoi é simplesmente fascinante. Através da história dramática de Ana e de Levine, um apaixonado pela terra e pelo campo, Tolstoi transmite-nos os aspectos da sociedade russa do séc. XIX estabelecendo comparações com a Europa e a sua evolução.
Quando falo sobre este livro, costumo dizer que a história de Levine, apesar de secundária é tão importante como a de Ana. No filme, não está tão enfatizada esta igualdade, mas no romance sim. Tolstoi dedicou a mesma importância às duas histórias e prendeu o leitor por isso mesmo, fazendo deste romance, um romance ímpar! Por um lado, temos Ana e todas as personagens à sua volta, que nos mostram as reacções da sociedade. Por outro lado, temos Levine com a sua busca existencial ao longo de todo o romance e a sua grande paixão pelo campo e pela terra.

"Quando se aproximaram as cantadeiras, levine deitado em cima da meda, julgou ver cair sobre ele uma alegre nuvem. As medas, os carros, os arados, os campos distantes, tudo se lhe afigurou embalado ao ritmo dessa canção louca, acompanhada de assobios e de gritos estridentes(...) muitas vezes Levine admirava aquela vida e sentia inveja da gente que a levava(...)pela primeira vez dava conta de que dependia dele próprio mudar a sua penosa vida individual" a)


Para quem não conhece, é um romance a ler.

de 1 a 10 dou 10




a) in Ana Karenina, Leão Tolstoi, publicações Europa América

6 comentários:

    Adoro Tolstoi ! Para ser sincera, os escritores russos são, pelo menos para mim, uma referência!
    É espantosa a sua capacidade de conferir densidades psicológicas ímpares aos personagens !
    Anna Karenina é bem exemplo disso ... acreditas que quando terminei de ler o livro fiquei com aquela sensação que toda a minha vida sempre a tinha conhecido ?

    Bjinhos

     

    Tenho-o à espera na estante já há uns anos. Comprei-o numa colecção do jornal público porque vi uma vez uma série baseada no livro e fiquei aboslutamente apaixonada.

     
    On 26 janeiro, 2009 Paula disse...

    Butterfly
    Concordo contigo. Ficámos bastante familiarizados com os personagens.

    Alcor
    Li o livro ao som de música clássica e hoje, quando pego no livro e leio alguma passagem sinto falta da música...É um romance inesquecível.

     

    Seguindo esta viagem pela leitura deste clássico duas sugestões:

    Madame Bovary de Flaubert
    O Vermelho e o Negro de Stendhal.

    Boas leituras! :)

     

    Livros e Outras Coisas...

    Também tenho estes dois clássicos, mas ainda não li :(

    Obrigado por visitar o meu blogue.

     

    Então, volto a recomendar a sua leitura, Paula. :)
    Muito obrigada pelo acolhimento, também!
    Voltarei muitas vezes.

     

Blogger Templates by Blog Forum