Opinião:

A sociedade de hoje é composta por uma população que anda numa azáfama sem término: trabalho, filhos, escola, almoços rápidos, reuniões... tudo isto, muitas vezes, em frente a um computador. Quando o fim do dia chega há que preparar o próximo. O próximo, que é novamente de luta, parece que hoje para sobrevivermos temos de "matar um tigre" diariamente. Felizes daqueles que conseguem tirar tempo para si, para exercitar o seu corpo e fazer refeições saudáveis. E porque a saúde não é uma parte de nós mas um todo, há que compreender que podemos agir de forma eficaz para que o nosso corpo e mente estejam em sintonia

Há algum tempo que faço uma alimentação saudável (pensava eu), consciente e pratico exercício físico. No entanto, só isto não basta, temos de investigar sobre o que comemos e como comemos. Vejo muita gente, cheia de boas intenções com a sua alimentação, darem aos filhos determinados alimentos e pensarem que estão a fazer bem, temos o exemplo do leite!

A obra do Pedro Medeiros, Pela Sua Saúde, Manual de Sobrevivência na Sociedade Moderna, é excelente para consultarmos sobre as rotinas que devemos adquirir e manter na nossa alimentação e as que devemos eliminar.

Na referida obra, o autor fala-nos de sítios onde a esperança média de vida é elevada, onde se pratica uma alimentação saudável e o exercício físico é uma constante, são exemplos Okinawa (Japão), a ilha Ícara (Grécia) A Acciaroli (Itália).

Pedro Medeiros fala-nos na alimentação orgânica versus alimentação normal; do benefício do jejum, de vários alimentos de forma individualizada enaltecendo os benefícios e alertando para os malefícios, sendo que as especiarias não foram esquecidas!

Estamos perante uma obra bastante completa sobre os alimentos, é daqueles livros que todos devemos ter em casa para ler e consultar. Já o li e várias vezes fui consultar determinados tópicos.

Recomendo não só a quem quer informar-se de como fazer e ter refeições saudáveis, mas também aqueles que acham que já as fazem. Muitas vezes, cometemos erros e nem sabemos.

É de salientar que toda a informação da obra está documentada com as devidas referências bibliográficas! 

Avaliação: 5/5

2 comentários:

    Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

     
    On 14 abril, 2021 Anónimo disse...

    Só por esta incrível descrição, apercebemos-nos que é um livro muito utilitário, evitando cometer erros e promovendo novas práticas de qualidade de vida. Um livro para se ter em casa. Muito sucesso!

     

Blogger Templates by Blog Forum