A minha convidada de hoje é a autora Carla Ribeiro. 
A Carla, conta já com diversos livros publicados, sendo os mais recentes "Senhores da Noite" e "Pela Sombra Morrerão".
É administradora do blogue As Leituras do Corvo no qual divulga e partilha as suas opiniões sobre a sua grande grande paixão - Os livros.




"Escolher um livro favorito depois de tantos anos a divagar pelas páginas de muitas e mais histórias – muitas delas com tanto de cativante para oferecer – é sempre uma tarefa difícil. E é inevitável que muitos fiquem de fora quando se escolhe O livro, aquele que é mais especial, mais marcante, mais… tudo.

Não é isso que vou fazer. Não vou escolher o meu livro preferido – porque há demasiados a competir por essa posição e seria injusto escolher apenas um – mas um de entre os vários que, por uma ou outra razão, permaneceram na memória muito tempo depois de terminada a leitura.

Dito isto, quem me conhece estará à espera que fale de um dos livros da minha autora favorita: Anne Bishop. Mas (e há sempre um mas) também é verdade que já falei tanto sobre o que a obra desta autora significa para mim que estaria apenas a repetir-me. Vou, pois, escolher uma autora diferente, mas uma que também ocupa um lugar muito especial no meu coração, e que escreveu uma trilogia que, apesar dos muitos anos passados desde a leitura, continua a ser uma obra a que gosto de voltar, para folhear, para percorrer passagens marcantes… para rever personagens tão próximas que se tornaram amigos.

A autora é Edith Pargeter. A obra é A Árvore do Céu, constituída pelos livros A Pedra da Vida, O Ramo Verde e A Semente Escarlate. E sendo o primeiro destes três o meu favorito, é deste que vou falar.

De um livro marcante em todos os aspectos, destaca-se, ainda assim, como força principal o carácter do protagonista. Harry Talvace começa a sua aventura numa fuga à injustiça, fuga essa que o colocará na posição de alcançar o seu máximo de triunfo, mas também a ascensão que prepara os passos de uma grande queda. Leal, algo teimoso, determinado nos seus valores e, principalmente, com um sentido de justiça quase perfeito e um coração admirável, é na figura de um protagonista cheio de qualidades que reside o foco de uma história de sonhos e de intrigas, de crescimento e destruição, de traição… e de amizade. E tudo isto se manifesta numa narrativa onde o enredo é fascinante, a escrita é magnífica e todas as personagens têm algum elemento de cativante.

Mas nem só do protagonista vive o livro e para um homem de grandes valores impõe-se um vilão à altura. Aí entra Lorde Isambard, o homem poderoso que deseja deixar ao mundo algo de imortal na forma de uma igreja, a tal árvore de pedra de braços erguidos ao céu que é, afinal, a ligação entre Harry e Isambard. Mas o poder corrompe e, tal como Harry, Isambard é igualmente determinado, habituado a ordenar e a ser obedecido. E a relação entre ambos oscila entre o ódio e uma estranha espécie de lealdade, numa ligação que se prolonga para os restantes livros da trilogia e que acaba por ser a verdadeira base para os grandes acontecimentos.

Caracterizado o essencial deste livro – e isto bastaria, julgo, para explicar o meu fascínio por esta obra – falta mencionar o lado pessoal, o que torna este romance tão especial para mim. E a razão reside precisamente nos valores. Amizade, fidelidade, lealdade aos princípios, são coisas que me apelam directamente ao coração. E estas características são essenciais e evidentes quando se contempla a figura do protagonista deste livro – notórias tanto em palavras como acções. Genuínas. Oferecendo a quem lê um protagonista notável, mas real nas suas dúvidas, nas consequências que, cedo ou tarde e para cada escolha, acabam por se manifestar.

Dizer mais do que já disse sobre este livro seria estragar as muitas surpresas que ele tem para oferecer, tanto a nível de enredo como de impacto emocional. Fica, portanto, apenas esta sugestão de um livro que vale a pena ler. Que talvez não seja o único a ocupar o trono dos meus favoritos… mas que tem aí, e sem qualquer dúvida, um lugar."

Carla Ribeiro

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum