Opinião:
Darling Jim é uma narrativa que conta com vários géneros, são eles, o policial, o histórico e o fantástico. No seu início, a linguagem é simples e cheia de suspense, logo nas primeiras páginas prende o leitor pela curiosidade em volta das acções cheias de mistério.
Christian Mørk, descreve com mestria todo um cenário onde foi cometido um horrível crime em contraste com uma sociedade aparentemente pacífica e pacata. Tendo estes acontecimentos como pano de fundo, o leitor prossegue para as linhas seguintes com expectativa. No entanto, todo este entusiasmo acontece somente na primeira metade da história, posteriormente passa tudo a ser demasiado previsível, começando deste modo, a narrativa a perder todo o interesse até ao seu desfecho.
O elemento surpresa e o suspense pura e simplesmente desaparecem e tudo é facilitado aos personagens desta história. A certa altura parece que o autor teve alguma “pressa” em dar um final ao livro, é tudo bastante linear e desprovido de interesse. Penso que nesta obra, era essencial brindar o leitor com um elemento surpresa no final, mas tal não acontece.

O livro aqui na editora

2 comentários:

    Tantas coisas que se escreveram sobre este livro e afinal... a montanha parece que pariu um rato.
    O pior que pode acontecer a um livro policial e fantástico é tornar-se previsível..

     
    On 25 outubro, 2011 Paula disse...

    Olá Manuel,
    Este é um livro que tem um início muito bom, tinha tudo para ser excelente, no entanto, o autor desiludiu-me ao facilitar o "trabalho" aos personagens :) há acções que chegam a cair na ingenuidade, e eu como leitora não gostei :P (estarei a ficar exigente?? ahah talvez), mas esta é somente a minha opinião, outras pessoas leram e gostaram muito. Se quiseres emprestado diz-me :)

     

Blogger Templates by Blog Forum