Dia 9 de Março nas livrarias!!



O Leitor do Comboio revela um universo singular, pleno de amor e poesia, em que as personagens mais banais são seres extraordinários e a literatura remedia a monotonia quotidiana. Herdeiro da escrita do japonês Haruki Murakami, e dotado de uma fina ironia que faz lembrar Boris Vian, Jean-Paul Didierlaurent demonstra ser um contador de histórias nato.

 SINOPSE
O poder dos livros através da vida das pessoas que eles salvam. Uma obra que é um hino à literatura, às pessoas comuns e à magia do quotidiano.
Jean-Paul Didier Laurent é um contador de histórias nato. Neste romance, conhecemos Guylain Vignolles, um jovem solteiro, que leva uma existência monótona e solitária, contrariada apenas pelas leituras que faz em voz alta, todos os dias, no comboio das 6h27 para Paris.
A rotina sensaborona do protagonista desta história muda radicalmente no dia em que, por mero acaso, do banquinho rebatível da carruagem salta uma pendrive que contém o diário de Julie, empregada de limpeza das casas de banho num centro comercial e uma solitária como ele… Esses textos vão fazê-lo pintar o seu mundo de outras cores e escrever uma nova história para a sua vida.

Leitura Obrigatória. L’ Express

A ideia original e o tom vivo fazem de O Leitor do Comboio uma obra cheia de encanto. É de saudar esta homenagem à literatura e à leitura. Lire

Um belo testemunho da universalidade do amor pelos livros. Livres Hebdo

Jean-Paul Didierlaurent escreveu uma das mais belas declarações de amor à leitura. La Razón

Opinião:
Há livros que nos cativam desde logo. Quer seja pela capa, pelo título ou pelo tema. Este cativou-me pelo tema. Gosto muito de ler obras que retratem a tradição chinesa. Não só porque é uma cultura muito diferente da nossa, mas essencialmente porque é uma cultura de raízes profundas e muito sensível à mudança.
Nesta obra, temos Mei que nos fala da sua vida, desde a infância até à fase em que se torna imperatriz! E, é neste relato, feito por Mei que vamos absorvendo mais daquela cultura, uma cultura em que o medo prevalecia, em que o poder tudo podia!
A escrita de Weina Randel  é cativante e minuciosa. É fácil imaginar os lugares, os pormenores e os personagens! Tudo é relatado de forma harmoniosa para que o leitor seja levado na leitura até àqueles acontecimentos...

Recomendo sem reservas!!

Sinopse:
No palácio da China imperial, uma concubina aprende rapidamente as várias técnicas para conquistar o coração do imperador, o Único acima de Todos. Mei é convocada aos 13 anos para a corte do palácio na China imperial, uma honra que resgatará a sua família, outrora nobre e influente, da miséria. Porém, ela rapidamente descobre que para se aproximar do imperador e conquistar o seu coração terá de ultrapassar obstáculos perigosos. Como desconhece a arte da sedução, no dia do aniversário do imperador, Mei oferece-lhe um presente singular: uma adivinha. 

Porém, quando lhe parecia que estava em posição de seduzir o homem mais poderoso da China, Mei apaixona-se por Faisão, o filho mais novo do imperador. Contudo, uma tentativa de assassinato ao imperador provoca uma luta terrível pelo poder na corte imperial. E Mei terá de se servir das suas excelentes capacidades de inteligência, sabedoria e engenho para escapar e salvar o amor da sua vida.

Nomeado para Melhor Romance Histórico pelo Goodreads Choice Awards 2016, A Imperatriz da Lua Brilhante é um romance baseado na história da Imperatriz Wu Mei, a primeira mulher a governar a China. Weina Dai Randel pinta de forma notável o quadro da China antiga e da corte imperial, em que o amor, a ambição, a intriga e os jogos de poder podem determinar a vida ou a morte.

O livro aqui na editora



Este mês de Março e com o apoio da Editorial Presença, temos para oferecer um exemplar de 
O Livreiro de Paris de Nina George

Uma leitura imperdível para todos os amantes de livros!!!




Sinopse:
Jean Perdu é proprietário de um negócio tão especial quanto extraordinário: a Farmácia Literária, uma livraria instalada num barco atracado no rio Sena, em Paris. Ao invés de vender medicamentos, receita livros como remédio para os males da alma. Porém, embora saiba aliviar a dor dos outros, não consegue atenuar a sua própria dor. O que MonsieurPerdu não sabe é que a descoberta de uma carta do seu passado está prestes a mudar-lhe o destino. Depois de a ler, Jean encontra-se numa encruzilhada: continuar uma existência sombria e dolorosa ou embarcar numa viagem ao Sul de França, até à Provença, ao encontro da reconciliação com o passado e da beleza da vida.

O Livreiro de Paris é um romance surpreendente sobre o poder dos livros e do amor.



Ficam as regras, para relembrar...
A cada participante é atribuído um ou vários números dependendo do nº de segundas que participam. Por exemplo, se um participante comentar nas 4 segundas, é atribuído a este participante 4 números, se participar apenas numa segunda, só será atribuído um nº.
São os números que vão a sorteio.
O vencedor, será anunciado sempre na segunda-feira do mês seguinte. 
Os participantes têm de estar atentos, para que depois possam enviar a sua morada para o mail do viajar. Se não o fizerem no prazo máximo de um mês, deixam de ter direito ao livro ganho.
O envio dos livros é feito apenas para Portugal Continental e Ilhas.


Por aqui, estou a ler...


E vocês, o que andam a ler??

___________________________________________________________

Não me esqueci não!!
Temos o vencedor da rubrica de Fevereiro para anunciar :)

O vencedor é...

Ana Marques

A Ana vai receber a obra...


Parabéns Ana, agora tens de enviar os teus dados para o mail do blogue.
Um abraço e parabéns!!


Sou adepta do café de manhã (mas já o tomo sem açúcar). No entanto, saio sempre (ou quase sempre) de casa com uma garrafinha de água aromatizada ou com chá. Hoje fiz esta mistura e ficou muito boa.
Quando não faço com chá, coloco apenas água e uma rodela de limão com folhas de hortelã. Se há funcho no jardim, coloco funcho e hortelã!! Dá para fazer 1001 águas aromatizadas. Fica óptimo.




Filmes vistos 2017 #5

É verdade sim senhor, tenho visto alguns filmes :)


 



Dos três gostei mais de Manchester By the Sea. 
Do filme Sugar Mountain, do que gostei mais foi da fotografia!!!
Priceless, também gostei, embora menos do que os outros dois. O tema abordado é bastante importante - tráfico de mulheres. No entanto, acho que podia ter sido mais bem conseguido.


«Dolorosamente real e de partir o coração.» Lisa Jewell, autora de A Casa Onde Crescemos

«Eu adorei este livro. Fez-me chorar, mas também me fez rir. Foi uma leitura compulsiva.» Katie Fforde

«Um livro incrivelmente poderoso e muito bem escrito. Impossível parar de ler.» RT Book Reviews



Sobre o livro:

Quando a memória já não consegue guardar o amor… o que nos resta?

Um marido encantador, duas filhas lindas, um trabalho de que gosta — Claire Armstrong parece ter tudo, até que lhe é diagnosticada a doença de Alzheimer. Todos os que a rodeiam têm de aprender a lidar com uma nova Claire, enquanto tentam habituar-se ao desaparecimento da mulher que amam.

Através de um livro de memórias, que vão construindo em família, recolhem as peças de uma vida que não estão preparados para deixar desaparecer. Até que a relação que surge de um encontro casual com um homem misterioso leva Claire a interrogar-se sobre o futuro do seu casamento e da sua família.

Com Claire incapaz de fazer o seu casamento resultar, de tomar conta das filhas, ou sequer de garantir a sua própria segurança, os desafios são imensos. Será que a família vai resistir às notícias que a filha mais velha tem para contar e à intromissão do misterioso homem na vida familiar?


Sobre a autora:

Rowan Coleman é autora bestseller do Sunday Times e do New York TimesAlém de tentar acompanhar o crescimento dos filhos e as aventuras de uma família alargada, Rowan dedica-se à escrita, sendo autora de mais de uma dezena de romances.

Os seus livros já foram traduzidos para cerca de vinte línguas. O Dia em Que Te Conheci foi selecionado para o Richard and Judy Book Club, e é o seu segundo romance publicado pela Topseller, depois de Somos Todos Feitos de Estrelas.




«Julie Buxbaum concebe enredos ricos, plenos de humor e romance acerca de temas difíceis como a dor, o crescimento ou a morte. Vai dar que falar!» − Booklist

«Três coisas acerca deste livro:
1. Adorei. 
2. Não, a sério, ADOREI MESMO.
3. Qualquer pessoa será mais feliz depois de o ler.»
Jodi Picoult


Sobre o livro:

E se a pessoa de que mais precisas for alguém que não conheces?

Passaram apenas dois anos desde a morte da sua mãe e o seu pai volta a casar-se com uma mulher que conheceu online. Jessie é então forçada a mudar-se para a outra ponta do país, para morar com a madrasta e o seu pretensioso filho adolescente, aparentemente passado da cabeça.

Para Jessie tudo parece errado: sente-se uma estranha naquela casa enorme e fria, tem saudades da sua melhor (e única) amiga. A escola é uma selva autêntica, onde é vítima de bullying. Mas é então que recebe um e-mail de alguém que não conhece, nem se quer deixar conhecer, disponibilizando-lhe apenas a sua «amizade virtual». O que Jessie não espera é que será este e-mail a mudar a sua vida para sempre.

Esta é uma história memorável, que não deixa ninguém indiferente. Um misto de comédia e tragédia, amor e perda, dor e alegria.

Sobre a autora:

Três coisas sobre Julie Buxbaum:

1. Conta-me Três Coisas é o seu primeiro romance jovem adulto e foi inspirado num e-mail anónimo que a autora recebeu. Já havia escrito dois livros para adultos, que estão traduzidos em 25 línguas.
2. Vive em Los Angeles com o marido, os dois filhos e um peixe-dourado «imortal».
3. Quando era pequena acreditava que ia crescer e tornar-se a Mulher-Maravilha, uma personagem de banda desenhada.



O fim da Primeira Dinastia e a ascensão do Mestre de Avis no novo romance histórico de Jorge Sousa Correia. Já nas livrarias.

Estamos em pleno século XIV, um século marcado por várias crises decorrentes de sucessivos maus anos agrícolas, pestes endémicas e guerras contra Castela. No trono está D. Fernando, um rei inconstante e fraco. Eis o pano de fundo do romance histórico A Tentação de D. Fernando.


D. Fernando I nasceu a 31 de outubro de 1345 e morreu a 22 de outubro de 1383. Entre uma e outra data, Portugal viveu momentos conturbados, de grande tensão política, económica e social, que deram origem a guerras e alianças perigosas. Mas foram sobretudo as intrigas políticas e os escândalos da Corte que inspiraram Jorge Sousa Correia a escrever este novo romance. A juntar ao talento narrativo que já conhecemos de livros anteriores – O Mistério do Infante Santo, As Sombras de D. João II e A Traição de D. Manuel I -, encontramos neste romance rigor documental, ficção e realidade em doses generosas.




Este mês de Fevereiro e com o apoio da Editorial Presença, temos para oferecer um exemplar de 
"A Imperatriz Da Lua Brilhante"
 de
Weina Dai Randel




SINOPSE
No palácio da China imperial, uma concubina aprende rapidamente as várias técnicas para conquistar o coração do imperador, o Único acima de Todos: pintar a cara de branco, desenhar um sinal de beleza, fazer penteados elaborados… Mei é convocada aos 13 anos para a corte do palácio na China imperial, uma honra que resgatará a sua família, outrora nobre e influente, da miséria. 
Porém, ela rapidamente descobre que para se aproximar do imperador e conquistar o seu coração terá de ultrapassar obstáculos perigosos. Como desconhece a arte da sedução, no dia do aniversário do imperador, Mei oferece-lhe um presente singular: uma adivinha. Porém, quando lhe parecia que estava em posição de seduzir o homem mais poderoso da China, Mei apaixona-se por Faisão, o filho mais novo do imperador. Contudo, uma tentativa de assassinato ao imperador provoca uma luta terrível pelo poder na corte imperial. E Mei terá de se servir das suas excelentes capacidades de inteligência, sabedoria e engenho para escapar e salvar o amor da sua vida. 
Baseando-se em factos reais, Weina Dei Randel pinta de forma notável o quadro da China antiga, em particular da corte imperial, em que o amor, a ambição, a intriga e os jogos de poder podem determinar a vida ou a morte.
Ficam as regras, para relembrar...
A cada participante é atribuído um ou vários números dependendo do nº de segundas que participam. Por exemplo, se um participante comentar nas 4 segundas, é atribuído a este participante 4 números, se participar apenas numa segunda, só será atribuído um nº.
São os números que vão a sorteio.
O vencedor, será anunciado sempre na segunda-feira do mês seguinte. 
Os participantes têm de estar atentos, para que depois possam enviar a sua morada para o mail do viajar. Se não o fizerem no prazo máximo de um mês, deixam de ter direito ao livro ganho.
O envio dos livros é feito apenas para Portugal Continental e Ilhas.


Por aqui, estamos a ler...

 

E vocês??
O Diogo enviou-me a sua obra para leitura e opinião no blogue...

A capa do livro é LINDA!!!!


Já comecei a leitura...
Para a semana temos opinião no blogue ^_^


Os avós conheceram-se no meio de uma guerra. Ele fazia poesia com a Natureza e ela tinha um magnífico cabelo que sorria.

Um divórcio, um caderno de recordações e uma aldeia longínqua, numa África utópica, talvez numa das ex-colónias portuguesas. É neste universo que o pequeno narrador se vê envolvido. E é com a sua ingenuidade e perspicácia que relata sonhos e perdas.

Através de uma escrita pueril, esta aventura transporta-nos para um infinito de possibili­dades, com o passado e o futuro a intersectarem-se sem qualquer rigidez cronológica e com o leitor a ser sugado para essa teia complexa que é a imaginação de uma criança sem nome.

Algures, bem no interior de uma savana, ficamos a conhecer Perdida, uma mulher cujo cabelo espelha um maravilhoso sorriso. Mas o narrador deambula também por uma qual­quer cidade, numa correria infernal e dramática, tentando evitar o divórcio dos seus pais, prisioneiro de uma paixão infantil não correspondida e sempre em confronto com a frivolidade do mundo dos adultos e as incoerências da vida.

Diogo Antunes nasceu em Lisboa a 20 de Janeiro de 1995. Cresceu nos subúrbios da capi­tal, onde actualmente vive. Frequenta o último ano da Faculdade de Direito da Universi­dade de Lisboa e tem como objectivo de vida dar sorrisos à sua mãe. A sua paixão é a vida. E a vida são as palavras que uma boca se esqueceu de dizer. Este autor não faz ideia dos contornos do seu futuro, mas sabe que a sua felicidade está dentro de um livro, empoeirado, por abrir.




Gostei da sinopse :)



«A Ordem Negra», novo thriller do autor norte-americano James Rollins, chegou hoje às livrarias portuguesas e promete não desiludir os fãs da série Força Sigma.

Este livro de cortar a respiração, conta a história de um sinistro incêndio numa livraria de Copenhaga que vai desencadear uma perseguição feroz por quatro continentes. Descobre-se um plano para roubar a Bíblia que em tempos pertenceu a Charles Darwin e o comandante Gray Pierce mergulha num mistério que remonta à Alemanha nazi… e às horrendas experiências realizadas num laboratório agora abandonado da Polónia.
Entretanto, um isolado mosteiro no Nepal é assolado pela loucura, quando os monges budistas se dedicam ao canibalismo e à tortura. A médica que se encontra a investigar o sucedido torna-se, de repente, o alvo de um assassino implacável.
Cabe a Gray Pierce e à Força Sigma denunciar uma intriga secular que ameaça destruir a ordem mundial e mudar para sempre o destino da humanidade.


«O corpo flutuava no lodo imundo que jorrava dos esgotos. Um cadáver de rapaz, intumescido e roído dos ratos, despojado de botas, calças e camisa. Nada era entregue ao desperdício na cidade cercada. Atrás do cadáver vinha o SS Obergruppenfüher Jakob Sporrenberg, afastando a porcaria à sua volta. Vísceras e excrementos. Sangue e bílis. O lenço molhado atado à volta do nariz e da boca pouco valia contra o fedor. Ao que chegara a grande guerra, com os poderosos obrigados a rastejar pelos esgotos para cionseguirem fugir. Mas ele tinha ordens a cumprir».
E eu a pensar que o gajo só cantava :P



Coração Mais Que Perfeito, o primeiro romance de Sérgio Godinho, chega às livrarias na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, publicado pela Quetzal. A primeira apresentação do livro terá lugar no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, no dia 25 de fevereiro, às 17h30.

Depois de Vidadupla, que reúne um conjunto de contos, o popular cantor e compositor, agudo cronista e bardo dos últimos quarenta anos portugueses traz-nos o seu primeiro romance, Coração Mais Que Perfeito.

O livro fala-nos de ilusões e de vidas perdidas, de amor, teatro, família, literatura, sexo, sobrevivência – e de uma paixão tão forte que atravessa a própria morte como um coração em chamas.

«Uma caixinha torneada, daquelas com que os humanos tentam fazer compreender a sua espécie às constelações mais longínquas. Trívia, artes musicais e pictóricas, ruídos tirados da natureza, de riachos, uma obra-prima da literatura em várias línguas, objectos do dia-a-dia, um bilhete para uma viagem romântica a dois, telemóveis com carregador, um saca-rolhas e uma garrafa de vinho jovem, e um preservativo, talvez o artefacto mais intrigante para qualquer extraterrestre.»


Sérgio Godinho é um dos músicos portugueses mais influentes dos últimos quarenta anos. Sobre si próprio disse: «Não vivo se não criar, não crio se não viver. Essa balança incerta sempre foi a pedra de toque da minha vida.»
Definitivamente não...





Autor de thrillers de leitura imparável, M. J. Arlidge é considerado uma das maiores revelações dos últimos anos dentro deste género literário.

«Viciante. O leitor revirará as páginas tão febrilmente quanto um prisioneiro inocente arranha a porta da sua cela.» – Daily Express

«Vertiginoso, tenso e emocionante.» - The Sun

«M. J. Arlidge é o novo Jo Nesbø..» - Judy Finnigan

«M. J. Arlidge criou uma heroína genuinamente nova… Não nos poupa a nenhum dos detalhes mais sombrios, tecendo-os numa teia que arrepia o leitor até aos ossos.» - Daily Mail

«Um thriller policial alucinante.» - Huffington Post



Sobre o autor:

M. J. Arlidge trabalha em televisão há mais de 15 anos, tendo-se especializado em produções dramáticas de alta qualidade. Nos últimos anos produziu um grande número de séries criminais passadas em horário nobre na ITV, rede de televisão do Reino Unido. Escreveu uma série policial para a BBC, além de estar a criar novas séries para canais de televisão britânicos e americanos.

Os seus livros anteriores – Um Dó, Li, Tá, À Morte Ninguém Escapa, A Casa de Bonecas, A Vingança Serve-se Quente e Na Boca do Lobo – todos êxitos de vendas internacionais, foram também publicados pela Topseller.



Finalmente vi o filme.
Li o livro, gostei muito. O filme, também gostei! Está muito bem conseguido!
Vejam que vão gostar e claro, primeiro leiam o livro ^_^

Se puder assistir, não perca o debate que se irá realizar na FNAC, cujo tema é violência escolar!



No dia 23 de fevereiro realizar-se-á uma tertúlia na FNAC do Centro Comercial Colombo, que terá como ponto de partida este livro para abrir o diálogo sobre a deteção e prevenção do bullying e de outros problemas relacionados com a violência escolar.
Tinha desafiado vocês aqui a fazer a leitura conjunta de Dr. Jivago de Boris Pasternak :)
Felizmente algumas pessoas alinharam!! O que é muito bom, pois assim podemos trocar impressões sobre este clássico e porque juntos ficamos mais motivados!
Vou colocar a minha opinião neste post e vocês colocam a vossa nos comentários para irmos "falando" 
:)

Quando concluírem a leitura e quiserem comentar, basta clicar na imagem da obra, na barra lateral direita, que serão reencaminhados para os posts da leitura conjunta. Depois, é só escrever na zona dos comentários.

Estas são as duas versões que eu tenho da obra.
Estou a fazer a leitura na versão de bolso. A qual está a ficar toda sublinhada e cheia de anotações ^_^



Pessoalmente, adoro ler os escritores russos. No entanto, há sempre uma dificuldade que surge quando começo as leituras. Esta dificuldade reside no facto do nome dos personagens! É que, para além de termos de fixar nomes que nos são muito estranhos, cada personagem tem 3 nomes (ex: Amélia Karlovna Guichard; Nikolai Nikolaievitch Vedniapine; Ivan Ivanovitch Voskoboinikov). Ao problema dos 3 nomes junta-se o facto do autor ir usando os três nomes de forma isolado à maneira que a história se desenrola. O que é que acontece? Como são apresentados, logo de início, vários personagens os nomes surgem todos ao mesmo tempo e às tantas começo a pensar que existem mais personagens do que as que realmente existem! Isto obriga-me a voltar atrás inúmeras vezes (nas primeiras 70 páginas do livro) para perceber realmente quem é quem (e, sim, eu também tomo notas num cadernos do nomes dos persongens). Nunca me esqueço de que quando comecei a ler o meu primeiro clássico russo "Crime e Castigo" que tive de começar a leitura da obra novamente quando já estava bastante avançada. E porquê?? Porque na minha cabeça já havia muitos personagens que realmente não existiam. E isto tudo devido aos nomes :)
E pronto, isto foi um à parte e vamos agora à obra concretamente:

Os comentário neste post têm spoilers 

Embora a história tenha variadíssimos personagens, vou aqui destacar aqueles que acho que têm um papel fundamental.

A história passasse na Rússia e a primeira data com a qual nos deparamos é 1903.
Logo, nas primeiras páginas, é-nos apresentado Iuri Jivago ainda criança e na altura em que perde a sua mãe. O enterro desta, é descrito de forma magestosa, percebe-se que não é qualquer pessoa que vai a enterrar, é alguém muito conhecido dos habitantes.  A cadência das palavras de Pasternak, durante este episódio reportam-nos para lá, para aquele enterro, para aquele gelo, para aquela tristeza. Iuri tem apenas 10 anos e fica orfã, pois o seu pai é um homem ausente, ele não tem, nem nunca teve a figura paterna perto de si e a sua mais que tudo morre. Tudo é triste, a própria natureza partilha dos sentimentos desta criança. Está tudo cinzento, chove como quem chora, e o vento é tanto que parece que se revolta contra todos os obstáculos que encontra!

Iuri, fica a cargo do seu tio (Nikolai) que já fora padre. Um homem de ideias livres e de mente aberta, tal como a sua irmã que acabara de falecer. Nikolai, sofre as represálias de uma sociedade de mente fechada, pelo facto de ter abandonado o sacerdócio.  Pasternak, utiliza este personagem para falar de Kant, Marx e Soloviou, com o objectivo de tecer críticas à socidade e às modas da altura.

"Mas a moda neste momento está em organizar círculos e associações de todas as espécies. O espírito gregário é sempre o refúgio da ausência de dons"

"(...) para procurar a verdade, é preciso cortar relações com todos aqueles que não a amam bastante" e assim é, durante algum tempo as dissertações de Nikolai sobre a vida e sobre a sociedade a seu redor. Palavras/frases cheias de significado, que impregnam à obra um cariz muito crítico, mostrando-nos assim, que este é mais do que um romance sobre o amor, amizade, traições, aventuras e desventuras. Esta é uma grande obra, por tudo o que Pasternak revela sobre a vida e a História através dos seus personagens.

Continuando...

Outro dos personagens que penso ter grande relevo na obra é Micha Gordon,  é um menino cujos pais são judeus. É-nos apresentado como uma criança que pensa de forma adulta num mundo de adultos. Ele não entende, e até certo ponto recusa aceitar, a sua condição de judeu. Não percebe a razão pela qual ter de ser algo que é tão criticado e muitas vezes representativo da própria humilhação! Há um excelente parágrafo que mostra os sentimentos de Micha:

"tanto quanto se lembrava, nunca cessara de se perguntar com espanto como é que os homens, dotados de pernas iguais, podiam ser tão diferentes uns dos outros e, até tão pouco agradáveis. Não compreendia uma situação em que, sendo uma pessoa pior do que a outra, não procure corrigir-se e melhorar, Que significa ser judeu? Porque existem judeus? O que é que recompensa ou justifica este desafio desarmado que só contém em si sofrimento?"

Micha, é uma criança com uma maturidade evoluída para a sua idade. Prevejo que seja um personagem de grande importância no romance. Despreza os adultos que criam problemas e que posteriormente não sabem resolvê-los. Ele e o seu pai (advogado) têm um breve contacto com o pai de Iura, momentos antes daquele se suicidar, atirando-se do comboio. É, neste capítulo (suicídio do pai de Iura), que Pasternak nos presenta mais uma "catrafada" de personagens cuja importância, só conseguimos perceber mais à frente. Por este motivo, tive de ir reler algumas vezes, este capítulo, para entender a importância e o impacto do que eu estava a ler mais à frente.

Micha, é das poucas personagens que contacta com o pai de Iura, antes daquele morrer. O carinho que demonstrado para com Micha, leva a crer que Iura era amado pelo seu pai. O pai de Iura, expia a sua culpa oferecendo prendas a Micha.

(espero não estar a ser confusa, mas não é fácil esmiuçar esta obra, até porque há tanta informação nas entrelinhas e tudo é tão importante...)

Na segunda parte do livro, é-nos apresentado Larissa (também chamada de Lara) e que de acordo com a sinopse é a personagem mais importante a seguir a Iura Jivago.
Numa primeira fase, Lara é apresentada como uma criança/moça, muito bonita que vive um romance com o suposto amante da mãe. Amante este que é advogado (e que acompanhava o pai de Iura no momento da morte, portanto, tudo interligado) Ao longo da leitura, a personagem Lara sofre várias modificações, sempre para melhor, tornando-se mais confiante e corajosa. Uma mulher com uma personalidade forte! O sentido e o valor da família afiguram-se como valores primordiais. 

Entretanto, muita coisa acontece, os nossos personagens crescem e tornam-se homens e mulheres uns mais fortes do que outros, uns mais fracos e outros ainda mais perspicazes. Iura forma-se em medicina e torna-se Dr. Jivago, Lara casa-se, mas o destino faz com que vá prestar serviços como enfermeira para a guerra. Entretanto, Jivago é destacado para trabalhar também no campo de guerra, tratando dos feridos! 
Temos uma Rússia em plena Primeira Guerra Mundial, uma Rússia fragilizada, onde a crise económica se faz sentir, temos um povo insatisfeito e com fome, o que origina várias revoluções.
Esta primeira parte que lemos, é uma parte bastante importante para o resto do romance, pois aqui assentam as bases do que vai acontecer! Apesar de estar a gostar muito da escrita do autor e da história em si, muitos dos acontecimentos são previsíveis.

___________________________


Agora é partir para a segunda parte combinada :)
Julgo agora ser mais fácil a leitura, uma vez que já estamos mais familiarizados com os nomes.


Bom dia a todos!

AVISO
Queria, antes de passarmos ao Monday, dizer-vos que esta tarde, a partir da 13h, estará on line o post da primeira parte da leitura conjunta Dr. Jivago!

Agora sim, vamos ao nosso Monday!
:)



Este mês de Fevereiro e com o apoio da Editorial Presença, temos para oferecer um exemplar de 
"A Imperatriz Da Lua Brilhante"
 de
Weina Dai Randel




SINOPSE
No palácio da China imperial, uma concubina aprende rapidamente as várias técnicas para conquistar o coração do imperador, o Único acima de Todos: pintar a cara de branco, desenhar um sinal de beleza, fazer penteados elaborados… Mei é convocada aos 13 anos para a corte do palácio na China imperial, uma honra que resgatará a sua família, outrora nobre e influente, da miséria. 
Porém, ela rapidamente descobre que para se aproximar do imperador e conquistar o seu coração terá de ultrapassar obstáculos perigosos. Como desconhece a arte da sedução, no dia do aniversário do imperador, Mei oferece-lhe um presente singular: uma adivinha. Porém, quando lhe parecia que estava em posição de seduzir o homem mais poderoso da China, Mei apaixona-se por Faisão, o filho mais novo do imperador. Contudo, uma tentativa de assassinato ao imperador provoca uma luta terrível pelo poder na corte imperial. E Mei terá de se servir das suas excelentes capacidades de inteligência, sabedoria e engenho para escapar e salvar o amor da sua vida. 
Baseando-se em factos reais, Weina Dei Randel pinta de forma notável o quadro da China antiga, em particular da corte imperial, em que o amor, a ambição, a intriga e os jogos de poder podem determinar a vida ou a morte.

Ficam as regras, para relembrar...
A cada participante é atribuído um ou vários números dependendo do nº de segundas que participam. Por exemplo, se um participante comentar nas 4 segundas, é atribuído a este participante 4 números, se participar apenas numa segunda, só será atribuído um nº.
São os números que vão a sorteio.
O vencedor, será anunciado sempre na segunda-feira do mês seguinte. 
Os participantes têm de estar atentos, para que depois possam enviar a sua morada para o mail do viajar. Se não o fizerem no prazo máximo de um mês, deixam de ter direito ao livro ganho.

O envio dos livros é feito apenas para Portugal Continental e Ilhas.


Por aqui estamos a ler...



E vocês, o que estão a ler?

A vencedora é...


Gizela Margarete Gomes Mota

A vencedora vai receber o livro...







Margaret, tem 30 dias a contar de hoje para reclamar o livro, enviando os seus dados para o mail do blogue
viajarpelaleitura@gmail.com

Blogger Templates by Blog Forum