Título   Corre sem lesões
Autor   Ernesto Ferreira
Chancela   A Esfera dos Livros
Nr. de Páginas   192


Sinopse
Correr, aquela incrível sensação de bem-estar, de libertação do corpo e da mente, de superação dos nossos limites, de percorrer uma distância maior do que a do treino anterior, de melhorar o tempo da última prova... Mas, de repente, uma dor. O incómodo não desaparece após a corrida e, pior, passa a fazer parte do nosso dia a dia. A motivação cai a pique e a incerteza ganha terreno, porque não sabemos se vamos voltar a correr e a usufruir desse prazer imenso. As lesões podem ser altamente desmotivantes para quem corre e, por isso, a prevenção e o tratamento são fundamentais. Como é mais fácil prevenir do que tratar, Ernesto Ferreira, fisioterapeuta especialista em running, indica-nos o que devemos fazer - e não fazer - para evitar uma lesão, sublinhando, entre outros factores, a importância do aquecimento e dos alongamentos, o fortalecimento dos músculos, o planeamento do treino, a melhoria da técnica de corrida ou a escolha das sapatilhas certas. 
Além de nos ajudar a correr melhor, Ernesto Ferreira coloca-nos ao dispor a sua vasta experiência de mais de vinte anos nesta área para nos explicar também as causas, os sintomas e os tratamentos das lesões mais comuns provocadas pela corrida. Tudo para que possamos chegar cada vez mais longe.


Sobre o autor
Ernesto Ferreira formou-se em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão em 1994. Entre 1995 e 2003, foi fisioterapeuta da Seleção Nacional de Seniores Masculinos de Basquetebol e coordenador das restantes seleções. Entre 1994 a 1996 e 1998 a 2001 foi fisioterapeuta do Clube Atlético de Queluz. De 1996 a 1998, foi fisioterapeuta do Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica. Tornou-se especialista em análise e tratamento biomecânico de lesões na corrida, pelo Running Therapy Center. Atualmente é diretor técnico do GFD - Gabinete de Fisioterapia no Desporto. Pratica atletismo e é detentor das seguintes marcas: 31:52 na São Silvestre da Amadora em 1990; 1:10:08 na Meia Maratona da Nazaré em 1991; 2:46:18 na Maratona de Sevilha em 2014; 34:52 na Corrida do Montepio em 2015; 1:17:45 na Meia Maratona dos Descobrimentos em 2015.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum